Seguro para motos: 3 coisas que você precisa saber

Assim como acontece com carros, as motos muitas vezes são o sonho de consumo de meninos que quando viram homens não hesitam em realizá-lo. Mas ao transformar o desejo em realidade é preciso ter cuidados que vão além da direção. Isso porque o índice de roubo e furto a essa categoria de veículo tem aumentado consideravelmente. Entre janeiro e maio de de 2017 foram roubadas mais de 4 mil motos no Estado do Rio, um aumento de 21% em relação ao ano anterior. Já em São Paulo, entre janeiro e março foram roubadas 9.569 motos o que equivale a 106 roubos por dia. Com isso, a contratação de um seguro para motos se torna indispensável para transitar tranquilamente.

Al√©m de proteger o seu bem, existem seguradoras que oferecem op√ß√Ķes de seguros para motos com coberturas e benef√≠cios diferenciados. Entre elas est√° a Porto Seguro que conta com op√ß√Ķes exclusivas para atender as necessidades de todos os perfis de cliente. Escolher o seu seguro n√£o √© uma tarefa simples, n√≥s sabemos. Por esse motivo, resolvemos escrever esse artigo para solucionar algumas d√ļvidas frequentes. Confira:

Qual seguro para motos eu devo escolher?

Existem dois tipos de seguros para motos: compreensivo e não-compreensivo. A primeira opção compreende todos os riscos a que sua moto está sujeita, ou seja, oferece uma cobertura mais abrangente. Já o seguro não-compreensivo tem como objetivo apenas o primordial, proteger sua moto de roubos e furtos.

Os seguros não-compreensivos costumam oferecer tarifas menores, porém nem sempre o custo x benefício compensa. Isso porque coberturas mais completas costumam oferecer assistência 24 horas, danos a terceiros e até cobertura de acessórios. Sem contar os benefícios exclusivos que algumas seguradoras oferecem como curso de pilotagem, descontos em oficinas e até mesmo reparos emergenciais na residência como é o caso da Porto Seguro.

Coberturas e benefícios do meu seguro

Se a sua escolha for o seguro para motos compreensivo, voc√™ ter√° direito a coberturas b√°sicas e algumas op√ß√Ķes adicionais. √Č importante avaliar as op√ß√Ķes de acordo com as suas necessidades levando em considera√ß√£o os locais por onde ir√° transitar. Afinal, o que adianta contratar diversas coberturas e na hora do acidente nenhuma delas cobrir o seu dano, n√£o √©?

Vamos dar um exemplo para voc√™ entender melhor. O seguro para motos que voc√™ escolheu inclui na cobertura b√°sica reboque. Por√©m voc√™ gosta muito de viajar e essa assist√™ncia tem restri√ß√£o com dist√Ęncia, logo o ideal seria voc√™ contratar uma cobertura adicional para estender a quilometragem da sua assist√™ncia. Ficou mais claro?

O valor da franquia

A franquia do seguro para motos funciona da mesma forma que com carros. Quanto maior for o valor da franquia em caso de sinistro, menor será o valor do seguro e vice-versa. Nesse caso, é importante avaliar se você prefere ser pego de surpresa em caso de acidente tendo que arcar com custos inesperados ou se programar para investir em um seguro para moto que não te deixe desesperado em caso de acidentes.

Os seguros que cobrem a perda parcial da moto, ou seja, quando os danos são inferiores a 75% do valor do veículo. Nesses casos, o segurado deve pagar a franquia que equivale a uma parte do conserto do veículo.  Quando se trata de uma cobertura adicional, existe uma tabela de valores pré-definida. Por esse motivo, é preciso estar atento para avaliar o custo x benefício da contratação. A Porto Seguro por exemplo, conta com benefícios exclusivos de lazer e serviços que não tem relação com a franquia. Sendo assim, pode ser uma boa opção não só para sua moto, mas também para sua família.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre seguro para moto, está preparado para fazer a sua escolha? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre seguros!

Ah! J√° ia esquecendo..

N√£o deixe de comparar as seguradoras, mas j√° adianto que a Porto Seguro √© uma das melhores op√ß√Ķes quando o assunto √© prote√ß√£o e benef√≠cio. Quer saber mais? Acesse o site e confira!